Participação do Capital Executivo no Fórum da ABRE

Parte dois.

Dando continuidade aos comentários sobre o Fórum ABRE de Sustentabilidade – Positive Pachaging gostaria de chamar a atenção sobre os trabalhos realizados por cooperativas de catadores e histórias de vida apresentadas no evento.

Foi muito tocante conhecer a história do Carioca – Telines Basílio Nascimento Júnior que chegou a São Paulo há mais de trinta anos e por mais de 12 anos trabalhou nas ruas da cidade coletando materiais dispensados e buscando uma forma de reciclá-los.

Exemplo de vida que mostra garra, determinação, humildade, inteligência emocional e capacidade para se adaptar aos desafios que lhe foram apresentados de diversas formas. Sua experiência e toda sua capacidade tem transformado a profissão e a vida de milhares de catadores.

Hoje ele é responsável por uma cooperativa – Coopercaps  – https://www.reciclasampa.com.br/artigo/coopercaps-alia-visao-empreendedora-com-olhar-social com aproximadamente 200 cooperados que trabalham na coleta e reciclagem e que além de compartilhar conhecimentos com outras cooperativas, também absorve operações das que estão em dificuldades em sobreviver, assim melhora a gestão e dá sustentação econômica ao negócio mantendo centenas de empregos.

Além da questão econômica e social, a Coopercaps atua na inclusão social e não para por aí. Também é uma das vozes importantes na formalização do trabalho dos catadores e o reconhecimento como uma categoria de trabalhadores qualquer outra.

Não menos importante e muito tocante também foi a história do Toninho (Antonio Aparecido de Almeida  https://br.linkedin.com/in/antonio-aparecido-almeida-72a80771/ ) que após diversas experiências profissionais, se dedicou aos estudos já em idade adulta e com muito esforço se graduou no ensino superior e pós-graduação. Ocupou o posto de Presidente de uma empresa de coleta de materiais reciclável e hoje tem sua própria empresa dando apoio a todos de sua família.

Tanto a história do Carioca como a do Toninho são exemplos de vida. Apresentam em seus perfis garra, dedicação, força, fé, determinação, altruísmo e superação. São características de vencedores com uma visão humanista que eles demonstraram durante toda a jornada de suas vidas.

“Pessoas assim merecem muito respeito por tudo que tem feito pelos colegas de profissão, meio ambiente e pela sociedade. Precisamos que as pessoas tenham mais de Carioca e Toninho em suas visões e ações, assim certamente teremos um mundo mais justo, harmônico e sustentável.”