Ano Novo: tudo se renova ou reinventa?

Em todo começo de ano novo as esperanças se renovam. Nós buscamos novos objetivos, abandonamos as dores e as dificuldades, as divergências e discordâncias. Afinal, como diz o ditado popular, “águas passadas não movem moinhos!”. Porém, 2022 está nos mostrando uma realidade de grandes desafios, principalmente pelo cenário de pandemia e o agravamento das contaminações com a variante Ômicron, somado aos casos de H3N2 (vírus…

O comportamento de compra dos clientes está mudando

Já falamos anteriormente que a pandemia acelerou o processo de mudança do comportamento de compra do cliente. Isso trouxe para as organizações um desafio: ouvi-los e entendê-los quanto às novas necessidades. Porém, isso não é suficiente. É preciso tomar atitude e buscar soluções inovadoras para oferecer uma experiência inesquecível ao cliente, para que ele tenha a certeza de que a empresa reconhece e valoriza a…

Os desafios para melhorar o Customer Experience (CX)

No último artigo mencionamos que, para melhorar a experiência do cliente, é necessário entender o comportamento dele ao longo da jornada de relacionamento. Isso deve ser feito desde o primeiro contato – da experiência da compra de um produto ou aquisição de um serviço -, durante o uso da compra em questão e até o momento de uma nova necessidade que possa aparecer, que o…

Visão Global do Customer Experience (CX)

c Iniciamos uma nova etapa de discussão e divulgação de conteúdo, onde focaremos em um dos pontos críticos em qualquer organização empresarial: Como construir a lealdade dos clientes através de experiências extraordinárias e de grande impacto positivo? Para responder esta pergunta, precisamos falar de Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente, que acompanha todas as etapas de interação entre uma empresa e o cliente, buscando sempre…

Gestão & Inovação: Criando o diferencial competitivo

Nas publicações anteriores trouxemos um panorama geral de elementos com grande impacto no sucesso ou fracasso das organizações. Mas ainda falta comentar como eles se relacionam com o modelo de Gestão e Inovação nas empresas. Segundo pesquisa do SEBRAE: I. Gestores não faziam controle apropriado das despesas e receitas do negócio, ou não revisavam os relatórios financeiros. Os relatórios financeiros retratam, em números, a performance…

Capacitação: o melhor caminho para a excelência

Que a capacitação é um elemento vital no sucesso das empresas, de seus gestores e de seus colaboradores, isso você já entendeu. Durante este tempo, estamos te ajudando a desvendar seus benefícios de curto, médio e longo prazo nos pilares críticos das organizações. Do ponto de vista do leitor, o assunto ainda não se esgotou pois afinal de contas, a dúvida que persiste é “onde…

Capacitação – O 4º Elemento (O Elemento Transversal)

Tudo começou com nosso artigo “Por que as empresas morrem”. Vocês devem ter percebido que estamos analisando o tema e, em nossa última publicação, fechamos o primeiro capítulo sobre planejamento, onde trouxemos contribuições importantes a respeito do Planejamento Estratégico, Negociação com Fornecedores e Gestão do Fluxo de Caixa. Vamos iniciar um novo capítulo, sobre a Capacitação dos Gestores e Colaboradores das organizações. Segundo pesquisa realizada…

Lidando com a falta de dinheiro em caixa sem desespero

Listamos abaixo as dicas para prevenir os eventuais descontroles no caixa da empresa, que se não sanados, e em tempo hábil, podem levar a empresa à morte. Estamos mencionando apenas alguns pontos principais, mas existem muitos outros. O primeiro ponto, e especial para aqueles que estão começando um novo negócio, é ter caixa suficiente para suportar as despesas da sua empresa por, pelo menos, um…

Fazer a gestão de caixa: um processo fundamental para o fluxo financeiro

No artigo que publicamos “Por que as empresas morrem?” listamos uma série de itens que são fatais para a sobrevivência das empresas, e um daqueles que considero com maior poder destrutivo é a falta de gestão do caixa da empresa – independentemente do seu porte – o que faz com que o empresário fique totalmente cego sobre sua capacidade de administrar seus compromissos. Como, então,…