Em todo começo de ano novo as esperanças se renovam. Nós buscamos novos objetivos, abandonamos as dores e as dificuldades, as divergências e discordâncias. Afinal, como diz o ditado popular, “águas passadas não movem moinhos!”.

Porém, 2022 está nos mostrando uma realidade de grandes desafios, principalmente pelo cenário de pandemia e o agravamento das contaminações com a variante Ômicron, somado aos casos de H3N2 (vírus da gripe Influenza). Essa situação está nos levando a mudanças de comportamento e postura na vida, afinal, a nossa saúde física e mental depende de como encaramos os fatos e o que estamos dispostos a fazer para superar os desafios.

Vale lembrar do que já falamos no passado, sobre o mundo V.U.C.A., onde as únicas certezas são a Volatilidade, a Incerteza, a Complexidade e a Ambiguidade.

Nos dias de hoje, esse conceito evoluiu para o que se considera mundo B.A.N.I. (BrittleFrágil, AnxiousAnsiedade, NonlinearNão linear, IncomprehensibleIncompreensível), criado pelo antropólogo Jamais Cascio.

Assim, vivemos num mundo frágil, onde uma nova variante do coronavírus coloca todos numa situação de caos, ansiedade e angústia pelas incertezas do futuro, da não linearidade, falta de controle e compreensão, pois queremos respostas para situações que mudam em alta velocidade, o tempo todo.

Difícil, né? Pois é. E o que fazer? Temos que estar sempre um passo à frente, em todas as situações, mesmo para o imprevisível.

Veja como exemplo os kits para testes de Covid e Influenza. Se você é empresário e dono de uma farmácia ou laboratório de exames, estar um passo à frente é prever que haverá um boom de novos casos, ter em estoque kits suficientes, fornecedores alternativos com capacidade de entrega, seus colaboradores e equipe treinada para atender a demanda, multicanais de atendimento para prestar serviços de esclarecimento, orientação e direcionamento das necessidades dos clientes, de forma rápida, cordial e solícita para resolver o problema do cliente. Estar preparado para ajustar e readequar seu time para aumento ou mesmo redução de demanda.

O importante é não deixar o cliente na mão, sem resposta, sem atendimento.

O resultado desse preparo será sempre positivo. Com o cliente atendido e satisfeito, a empresa se diferencia dos concorrentes por estar estruturada. Assim, é possível faturar mais.

É necessário mudança de comportamento e postura, atitude perante os desafios, estar preparado para o imprevisível, estar um passo à frente.

O mundo V.U.C.A. evoluiu para o mundo B.A.N.I. Por isso, novas habilidades e capacitações são necessárias para a sobrevivência profissional e pessoal. Os soft skills serão cada vez mais valorizados pelas organizações. Novas ferramentas tecnológicas serão fundamentais para coletar e organizar dados para nos dar maior compreensão. É necessário, nesse sentido, entender a jornada do cliente e como ela se molda na dura realidade do contexto atual, para assim buscar soluções disruptivas e inovadoras.

Resiliência, empatia, transparência e intuição. São alguns dos soft skills mais importantes para se diferenciar e gerar resultados de alto impacto.

A Capital Executivo tem o direcionamento certo para te ajudar a desenvolver competências e potencializar a jornada do seu cliente. Entre em contato conosco!

Somos a ponte entre você e o sucesso de sua empresa.