Participação do Capital Executivo no Fórum da ABRE
Parte três.

Este é o terceiro e último artigo para fechar meus comentários sobre o Fórum ABRE de Sustentabilidade – Positive Pachaging.

Neste artigo quero destacar um trabalho realizado por uma jovem colombiana que tem demonstrado inteligência, perspicácia, criatividade, proatividade, senso de empreendedorismo e coragem em criar uma personagem que consegue de forma alegre e descontraída e com muito conteúdo, mostrar a importância do processo de reciclagem em seu país.

Estou me referindo aqui a Sara Samaniego, uma jovem encantadora que para apresentar seu trabalho de conclusão de curso de graduação na faculdade foi conhecer todo o processo de reciclagem em sua cidade – Bogotá.

Sara identificou o baixo índice de reciclagem do lixo em sua cidade e percebeu também a falta de visibilidade dos trabalhadores do setor de reciclagem, o ambiente insalubre e a baixa remuneração.

Para dar luz a estes problemas, Sara criou uma personagem chamada de Marce La Recicladora e idealizou apresentar temas diversos expondo os problemas acima citados.

Através das mídias sociais, Marce Lá Recicladora vem apresentando de forma peculiar à sociedade os desafios que esta sociedade tem de enfrentar para que o processo de reciclagem se torne humano, seguro, sistêmico e viável.

Estas publicações já realizadas, tem apresentado toda a complexidade do processo e chama a sociedade a dar foco ao assunto.

Vídeos em praias lindas com garrafas plásticas sendo trazidas e levadas pelo mar, ruas com lixo acumulado, rios com plástico boiando são apresentados por ela com o propósito de chamar a atenção das pessoas. Em todos eles, Marce mostra descontração, objetividade e conteúdo.

Na Colômbia a índice de materiais reciclados chega a 17% e parte deste índice foi conquistado pelo trabalho tenaz de Sara.

Iniciando em Bogotá, ela passou a ter um reconhecimento nacional e hoje já está tendo uma projeção global. Foi considerada jovem talento na Colômbia e ganhou prêmio Munique na Alemanha.

E não é para menos, convido vocês a conhecê-la e certamente irão ficar muito bem impressionados.

Essa nova forma de abordar o tema tem impactado milhões de pessoas mundo a fora e conquistado apoio de diversas organizações, pessoas que tem o poder de influenciar e seguidores.

Segue abaixo link de acesso a matérias produzidas e veiculadas por ela via youtube.

Marce La Recicladora – YouTube

Vale lembrar que a reciclagem de lixo no Brasil não chega a 2% o que é um número assustadoramente baixo.

Este Fórum realizado pela ABRE expõe, discute e aponta diversas soluções ao problema.

Parabéns a todos os envolvidos na ABRE pelo evento e a atenção e o carinho que receberam todos. Marcos Antonio de Barros, Luciana Pellegrino e Bruno Pereira.

One thought on “Pessoas que inspiram e transformam – continuação”

Comments are closed.