O entendimento da CAPITAL EXECUTIVO com relação à exportação é que além de exportar, as organizações precisam desenvolver uma estratégia de internacionalização com o objetivo de fixar suas marcas e produtos em mercados externos.

Como resultado vemos que as organizações atingirão os seguintes benefícios:

Aumento de produtividade:

    • Aumento na escala de produção pela utilização da capacidade ociosa da empresa. O aproveitamento da capacidade instalada possibilita diminuir o custo de seus produtos, tornando-os mais competitivos, e aumentar sua margem (de contribuição) de lucro.

 

– Redução na dependência de vendas internas:

    • A diversificação de mercados (interno e externo) proporciona à empresa maior segurança contra as oscilações dos níveis de demanda interna.

 

– Aumento na capacidade inovadora:

    • As empresas exportadoras tendem a ser mais inovadoras que as não exportadoras, costumam utilizar maior número de novos processos de fabricação, adotam programas de qualidade e desenvolvem novos produtos com maior frequência, devido ao acesso aos diversos mercados que seus produtos estão inseridos. O acesso a novas tecnologias passa a ser um fato natural e constante para a empresa.

 

– Aperfeiçoamento de processos industriais e comerciais:

    • A melhoria na qualidade e na apresentação do produto, a elaboração de contratos mais precisos e a adoção de novos processos gerenciais, por exemplo, conferem à empresa melhores condições de competição interna e externa.

 

– Aperfeiçoamento de recursos humanos:

    • As empresas que exportam destacam-se na área de recursos humanos, pois costumam oferecer melhores salários e oportunidades de treinamento a seus funcionários

 

– Diminuição da carga tributária:

    • A empresa pode compensar o recolhimento dos impostos internos, via exportação (isenção de IPI, ICMS, COFINS, PIS, PASEP e IOF).

 

– Melhoria de condições para obtenção de recursos financeiros:

    • Mecanismos financeiros no Brasil, como o Adiantamento sobre Contrato de Câmbio (ACC) e o Adiantamento sobre Cambiais de Exportação (ACE), possibilitam às empresas exportadoras o recebimento da receita de exportação antes mesmo do início do processo produtivo, utilizando taxas de juros internacionais normalmente mais baixas do que as aplicadas no mercado interno.

 

– Melhoria da imagem da empresa:

    • O caráter de “empresa exportadora” é referência importante nos contatos da empresa no Brasil e no exterior, pois a imagem da empresa associa-se à de mercados externos, em geral mais exigentes, com reflexos positivos para seus clientes e fornecedores.

Fonte: Baseado no manual de “Exportação Passo a Passo” do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos (DPR) do Ministério das Relações Exteriores.

 

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