Entre os dias 31 de maio a 02 de junho, tive a oportunidade de participar do Fórum ABRE de Sustentabilidade – Positive Packaging.

Foram tantas coisas surpreendentes que não dá para colocar em apenas uma postagem, então decidi fazer três postagens separadas para compartilhar a experiência surpreendente que tive.

Inicialmente quero parabenizar o Marcos Antonio de Barros, nosso sócio e Presidente da ABRE, também a Luciana Pellegrino, o Bruno Pereira e toda equipe da ABRE pelo evento de altíssimo nível.

Gostaria de destacar o engajamento das empresas que fazem parte da cadeia de suprimento que tem se esmerado na busca por alternativas e novas possibilidades de utilização das embalagens e por fim um modelo de logística reversa que possa beneficiar toda a cadeia de reciclagem e sua utilização plena.

Segundo dados disponibilizados durante o Fórum, “Brasil recicla apenas 1,7% do total do lixo gerado. Este quadro necessita de uma mudança urgente”.

Nestes três dias de Fórum, pude testemunhar o esforço enorme de diversos atores desta cadeia. Começando pelo estudo e desenvolvimento de embalagens pelos Designers de embalagens, empresas que fornecem matérias primas desenvolvendo novos materiais ecologicamente mais amigáveis passando por conceitos mais modernos que permitam que a embalagens sejam utilizadas em mais de um ciclo de entrega.

Também, empresas preocupadas com o destino de suas embalagens pós o uso, o varejo contribuindo na coleta de matérias a serem recicladas.

Vi a sociedade buscando informações de como destinar seu lixo, cooperativas de catadores se aperfeiçoando para viabilizar seus projetos somado a empresas recicladoras ajudando umas às outras, mesmo concorrentes.

Por fim, também entendi as ações do poder público formando parcerias para reduzir os volumes de deposito nos aterros etc.

Esse alinhamento de objetivo em toda a cadeia exige grande empenho. Requer um claro entendimento do problema, investimentos de grandes montas, identificação de sinergias e muitas outras iniciativas.

É uma tarefa desafiadora e um árduo caminho, pois as soluções são complexas e de difícil implantação. Porém, o que posso afirmar, é que este trabalho em conjunto trará resultados maravilhosos e acredito que, em menos de uma década, teremos conquistas gigantescas.

Saí do fórum com uma sensação muito boa e feliz, em ver a beleza do trabalho que tem sido desenvolvido. Estou confiante que, cada vez mais, iremos ver novas formas utilização das embalagens e um planeta mais limpo e sadio.

Parabéns a equipe ABRE, nós, sociedade civil e o planeta agradecem.