Em todo começo de ano novo as esperanças se renovam. Nós buscamos novos objetivos, abandonamos as dores e as dificuldades, as divergências e discordâncias. Afinal, como diz o ditado popular, “águas passadas não movem moinhos!”.
Porém, 2022 está nos mostrando uma realidade de grandes desafios, principalmente pelo cenário de pandemia e o agravamento das contaminações com a variante Ômicron, somado aos casos de H3N2 (vírus da gripe Influenza). Essa situação está nos levando a mudanças de comportamento e postura na vida, afinal, a nossa saúde física e mental depende de como encaramos os fatos e o que estamos dispostos a fazer para superar os desafios.
Vale lembrar do que já falamos no passado, sobre o mundo V.U.C.A., onde as únicas certezas são a Volatilidade, a Incerteza, a Complexidade e a Ambiguidade.
Nos dias de hoje, esse conceito evoluiu para o que se considera mundo B.A.N.I. (Brittle – Frágil, Anxious – Ansiedade, Nonlinear – Não linear, Incomprehensible – Incompreensível), criado pelo antropólogo Jamais Cascio.
Assim, vivemos num mundo frágil, onde uma nova variante do coronavírus coloca todos numa situação de caos, ansiedade e angústia pelas incertezas do futuro, da não linearidade, falta de controle e compreensão, pois queremos respostas para situações que mudam em alta velocidade, o tempo todo.
Difícil, né? Pois é. E o que fazer? Temos que estar sempre um passo à frente, em todas as situações, mesmo para o imprevisível.
Veja como exemplo os kits para testes de Covid e Influenza. Se você é empresário e dono de uma farmácia ou laboratório de exames, estar um passo à frente é prever que haverá um boom de novos casos, ter em estoque kits suficientes, fornecedores alternativos com capacidade de entrega, seus colaboradores e equipe treinada para atender a demanda, multicanais de atendimento para prestar serviços de esclarecimento, orientação e direcionamento das necessidades dos clientes, de forma rápida, cordial e solícita para resolver o problema do cliente. Estar preparado para ajustar e readequar seu time para aumento ou mesmo redução de demanda.
O importante é não deixar o cliente na mão, sem resposta, sem atendimento.
O resultado desse preparo será sempre positivo. Com o cliente atendido e satisfeito, a empresa se diferencia dos concorrentes por estar estruturada. Assim, é possível faturar mais.
É necessário mudança de comportamento e postura, atitude perante os desafios, estar preparado para o imprevisível, estar um passo à frente.
O mundo V.U.C.A. evoluiu para o mundo B.A.N.I. Por isso, novas habilidades e capacitações são necessárias para a sobrevivência profissional e pessoal. Os soft skills serão cada vez mais valorizados pelas organizações. Novas ferramentas tecnológicas serão fundamentais para coletar e organizar dados para nos dar maior compreensão. É necessário, nesse sentido, entender a jornada do cliente e como ela se molda na dura realidade do contexto atual, para assim buscar soluções disruptivas e inovadoras.
Resiliência, empatia, transparência e intuição. São alguns dos soft skills mais importantes para se diferenciar e gerar resultados de alto impacto.
A Capital Executivo tem o direcionamento certo para te ajudar a desenvolver competências e potencializar a jornada do seu cliente. Entre em contato conosco!
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