Esta afirmação precisa ser muito bem entendida, pois só faz sentido exportar se os produtos para exportação gerarem mais lucro para a empresa, independentemente de “onde” e “como” este ganho é obtido.

Normalmente, a inclusão de produtos para exportação no processo produtivo gera diluição nos custos fixos dos demais produtos produzidos para o mercado local.

Um estudo de viabilidade deve ser feito, e deve levar em consideração uma série de premissas, tais como:

> Utilização ou não da capacidade instalada para a produção dos produtos a serem exportados, compatibilizando os volumes do mercado local com o externo;

> Os preços dos produtos no mercado externo devem ser atrativos o suficiente para suportar todos os custos associados ao processo logístico e de exportação;

> Busca de possíveis benefícios fiscais e tributários;

> Absorção dos eventuais custos adicionais em função das especificações técnicas mais rigorosas dos produtos destinados à exportação;

Enfim, somente depois desta análise, é possível tomar a decisão e seguir em frente com o projeto de internacionalização.

“O mais importante neste processo é gerar aumento de lucro para a empresa, por meio dos produtos exportados.”

 

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