Esta afirmação precisa ser muito bem entendida, pois só faz sentido exportar se os produtos para exportação gerarem mais lucro para a empresa, independentemente de “onde” e “como” este ganho é obtido.
Normalmente, a inclusão de produtos para exportação no processo produtivo gera diluição nos custos fixos dos demais produtos produzidos para o mercado local.
Um estudo de viabilidade deve ser feito, e deve levar em consideração uma série de premissas, tais como:
> Utilização ou não da capacidade instalada para a produção dos produtos a serem exportados, compatibilizando os volumes do mercado local com o externo;
> Os preços dos produtos no mercado externo devem ser atrativos o suficiente para suportar todos os custos associados ao processo logístico e de exportação;
> Busca de possíveis benefícios fiscais e tributários;
> Absorção dos eventuais custos adicionais em função das especificações técnicas mais rigorosas dos produtos destinados à exportação;
Enfim, somente depois desta análise, é possível tomar a decisão e seguir em frente com o projeto de internacionalização.
“O mais importante neste processo é gerar aumento de lucro para a empresa, por meio dos produtos exportados.”
Quer saber mais sobre o projeto de Internacionalização desenvolvido pela CAPITAL EXECUTIVO e a BRAZILIAN LOOK?
Venha conversar com um dos nossos especialistas. Solicite nosso contato.