Nas publicações anteriores trouxemos um panorama geral de elementos com grande impacto no sucesso ou fracasso das organizações. Mas ainda falta comentar como eles se relacionam com o modelo de Gestão e Inovação nas empresas. Segundo pesquisa do SEBRAE:
I. Gestores não faziam controle apropriado das despesas e receitas do negócio, ou não revisavam os relatórios financeiros.
Os relatórios financeiros retratam, em números, a performance da empresa em determinado período e quando mais sofisticados, trazem a comparação com períodos anteriores e projeções futuras. Quando bem construídos permitem uma visão simples e rápida para saber se o negócio está operando dentro das expectativas definidas no Plano Estratégico. Ainda, é possível organizar as informações de tal modo que você poderá verificar rapidamente desvios, do tipo: vendas abaixo do estimado, custos elevados, fluxo de caixa desbalanceado, entre outros.
Portanto, você gestor, tenha em mente que parte do sucesso de sua empresa e até da sua carreira dependerá do seu empenho no acompanhamento e análise dos resultados do negócio. Independente de sua área de atuação, você está na “Rede de Valor” e suas decisões e ações impactam o resultado global.
II. Gestores não se atualizavam sobre as novidades e tendências do seu mercado.
Já falamos do Mundo BANI onde a velocidade das mudanças é exponencial. Se a sua decisão é ficar preso à sua zona de conforto, recomendamos rever seus conceitos. Em tempos de informações rápidas é fundamental saber o que está acontecendo à sua volta, quais as novidades, para onde o seu mercado está indo, quais as necessidades do seu cliente, etc.
Com esta quantidade de dados e informações em mãos se permita pensar diferente, pensar fora da caixa, ser inovador, envolver as demais pessoas dentro de sua organização ou área de atuação, encontrar novas formas de fazer as coisas, incorporar novidades em seus produtos, desenvolver novos produtos, melhorar seus processos internos com impacto positivo em sua rede de valor.
III. Os produtos não apresentavam diferencial competitivo.
As empresas que fracassaram, segundo estudo do SEBRAE, tomaram a decisão estratégica de utilizar o preço como único diferencial competitivo. Essa abordagem pode funcionar por algum tempo, porém não é sustentável no longo prazo.
Baixo preço significa margens insuficientes, que impactam na capacidade das empresas em investir em inovação, melhorar a qualidade de seus produtos, contar com profissionais com excelência em sua equipe e por final, gerar o desinteresse do cliente nos seus produtos. Daí para frente já sabemos como a história termina.
Aos nossos leitores, recomendamos realizar uma reflexão sobre este material e utilizá-lo como guia para identificar aqueles pontos que estão impactando sua empresa e sua carreira. Este será um primeiro passo para você construir seu plano de ação. Mãos à obra.
Com este artigo encerramos nossas reflexões sobre “Porque as empresas morrem”. Nós, da Capital Executivo estamos sempre prontos e disposto a te ajudar com o crescimento de seus negócios, sempre buscando novas oportunidades. Entre em contato!