Em continuidade a nossa série de artigos postados que buscam uma reflexão sobre as principais causa mortis das empresas, chegou a hora de falar sobre o impacto da má negociação com fornecedores por falta de um processo bem estruturado em compras/aquisições.

A área de Compras de Matérias Primas, Insumos e Aquisição de Máquinas, Equipamentos e Serviços é vista, por muitas vezes, como uma área focada em obter excelentes preços. Contudo existem outros aspectos que também devem ser levados em consideração. Processo de compras mal estruturado geralmente se traduz em riscos diversos para empresa com possibilidade de reflexo direto nos clientes, podendo levar a empresa à uma situação de descontinuidade.

Nas compras de matérias primas e insumos, alguns pontos de atenção que devem ser analisados pela empresa e precisam ser vistos e tratados pela gestão.

Esses pontos listados abaixo trazem riscos, prejuízos e podem levar a empresa a uma situação irreversível.

  • Ferramentas inadequadas para projeção de necessidade de compras da empresa;
    Compras urgentes constantes;
  • Incapacidade de garantir a qualidade dos produtos e insumos pelo fornecedor;
  • Incapacidade de garantir os volumes necessários;
  • Falta de conhecimento do produto;
  • Não formalização da negociação.

As condições acima, são apenas alguns exemplos do que temos visto como fatores críticos no processo de aquisição.

Quando olhamos para risco de atendimento dos volumes acordados, se faz necessário olhar aspectos que percorrem a atividade do fornecedor. Lembro que um fornecedor da cadeia de suprimentos, que por trabalhar com preços muito baixos por longo período, perdeu a capacidade de cumprir todas as exigências legais, acarretando o não tratamento adequadamente dos efluentes da empresa. Essa situação ficou tão crítica que o fornecedor foi interditado pela agência ambiental. Foram vários dias sem recebimento de mercadoria. Consequentemente, toda sua estrutura de pessoas e máquinas ficaram paradas. A empresa teve muita dificuldade para superar este momento, uma vez que acabou incorrendo em custos altíssimo. Nem todas as empresas conseguem superar situações impactantes assim e acabam indo à falência.

Um processo de compras bem estruturado leva a empresa a tomar decisões mais corretas, evitando assim que ela possa ser surpreendida.

A Capital Executivo tem vivência e experiência necessária para avaliar se seus processos são adequados as suas necessidades, podendo assim auxiliá-lo em evitar estes riscos.