Que a capacitação é um elemento vital no sucesso das empresas, de seus gestores e de seus colaboradores, isso você já entendeu. Durante este tempo, estamos te ajudando a desvendar seus benefícios de curto, médio e longo prazo nos pilares críticos das organizações.
Do ponto de vista do leitor, o assunto ainda não se esgotou pois afinal de contas, a dúvida que persiste é “onde deveria investir seus recursos para aprimorar seus conhecimentos e desenvolver novas competências”.
Como o tema pode se tornar infinito, vamos nos manter dentro do contexto “Por que a empresas morrem”. Em nossos artigos anteriores temos apresentado vários pontos de atenção e que já são um primeiro passo para você definir seu plano de capacitação com foco em “hard skills”. Então vamos lá:
Gestores:
- Planejamento Estratégico & Inovação: Estimular o pensamento futuro através de projeções com olhar inovador para tecnologias, produtos e serviços. Definir Indicadores e garantir processo de acompanhamento da performance;
- Marketing & Comercial: Desdobrar a estratégia da empresa nas ações de Marketing & Comercial e abordagem ao Cliente, definição de preço, implementação do funil de vendas e acompanhamento da performance;
- Operações: Alinhar recursos de produção (máquinas, equipamentos e pessoas) conforme estratégia, validar plano de produção conforme evolução das vendas. Realizar processos de gestão de Fornecedores, Produção e Logística;
- Gestão Financeira: Acompanhar evolução dos negócios, realizar gestão das receitas e despesas do negócio, definir preço de produtos e serviços, fazer a gestão do fluxo de caixa;
- Pessoas: Treinar e capacitar as equipes, definir indicadores de performance e fazer acompanhamento, preparar colaboradores para crescimento dentro da empresa.
Colaboradores:
- Treinamento “mão na massa” (on the job training): “Aprender fazendo” nas respectivas áreas de atuação;
- Treinamento Técnico: Realizar treinamentos específicos conforme área de trabalho;
- Pensamento Crítico e Analítico: Analisar, criticar e transformar dados em informação para o negócio;
- Melhoria Contínua: Pensar “fora da caixa”, identificar oportunidades para fazer melhor, com mais qualidade, menor custo, maior satisfação para o Cliente;
- Solução de Problemas (Análise de Problemas e Tomada de Decisão): Entender o problema, identificar “Causa & Efeito”. Criar plano de ação e tomar decisão sobre as ações necessárias.
Este é um apanhado dos principais tópicos apresentados pelo estudo realizado pelo SEBRAE que compilamos para nossos leitores. Fica o desafio para você identificar aqueles com maior relevância e impacto na sua área de atuação.
A Capital Executivo entende que empresas podem elevar seu potencial para outro patamar através do aprendizado. Continue acompanhando nosso conteúdo para adquirir mais conhecimento!