Em nosso último artigo “Por que as empresas morrem” desvendamos um cenário desconfortável para nossos leitores sobre o tema e os desafios externos que os empresários enfrentam em seu cotidiano. Mostramos também que há inimigos internos agindo disfarçadamente dentro das organizações e que nem sempre são percebidos pelos gestores. Então, hoje vamos iniciar uma jornada, falando sobre eles:

Planejamento Estratégico

Em se tratando de Planejamento Estratégico, segundo pesquisa realizada pela Harvard Business School identificou-se que 85% dos Líderes de Negócios investiam menos de uma hora por mês para discutir temas relacionados à estratégia e 50% da equipe sequer davam atenção ao tema. Outro dado ameaçador é que, em média, 95% dos colaboradores não compreendiam a estratégia. Então, fica fácil entender por que 90% das empresas falham em suas estratégias.

“Nesse contexto o principal desafio dos empresários é desenvolver estratégias que os mantenham no jogo. No final das contas é tudo sobre estar preparado para o futuro.”

 

O que é Planejamento Estratégico e como ele pode te ajudar?

Podemos entender o Planejamento Estratégico como um processo organizacional contínuo com o conhecimento disponível para documentar a direção e os compromissos pretendidos pela empresa, relacionados à Crescimento, Sustentabilidade, Sociedade e Meio Ambiente. Ele apresenta para a liderança elementos com a finalidade de priorizar esforços, reservar recursos de forma eficaz, alinhar acionistas, colaboradores e parceiros de negócios às metas e garantir que esses objetivos sejam apoiados por dados e raciocínio sólido.

“É uma bússola que mesmo em tempos de tempestade permite que as organizações ajustem seu rumo aos resultados pretendidos.”