Listamos abaixo as dicas para prevenir os eventuais descontroles no caixa da empresa, que se não sanados, e em tempo hábil, podem levar a empresa à morte. Estamos mencionando apenas alguns pontos principais, mas existem muitos outros.
O primeiro ponto, e especial para aqueles que estão começando um novo negócio, é ter caixa suficiente para suportar as despesas da sua empresa por, pelo menos, um ano de operação. Essa é uma regra de ouro que fará com que sua empresa tenha fôlego suficiente para suportar os primeiros períodos difíceis de desenvolvimento de um novo negócio.
Se o seu negócio já está estabelecido, mas o caixa está sofrendo, vamos às dicas de revitalizá-lo:
1. Foque inicialmente em calibrar bem o seu estoque
Em primeiro lugar acabe com excesso de estoque, pois isso é o primeiro elemento a drenar o caixa da empresa, e pode significar sufoco para manter a empresa rodando. Mas não esqueça que falamos calibrar, pois também não se esqueça de que se apertar demais, e a demanda crescer, o seu estoque não será suficiente, e o resultado e credibilidade sofrerão muito.
2. Procure seus fornecedores para negociar
Não tenha vergonha de explicar sua situação, bem como as medidas que está tomando para resolver seu problema de caixa. Negocie sua dívida com um plano sólido de pagamentos, e nunca atrase uma parcela. Credibilidade é fundamental para sobreviver. E não esqueça de negociar suas necessidades de suprimento para a continuidade do negócio.
3. Refinancie empréstimos ou faça nova dívida
Já falamos que ter um bom relacionamento com um gerente de uma instituição financeira é indispensável. Em algum momento a empresa irá precisar de recursos bancários para sair de algum descompasso de caixa. O importante é ter claramente a visão do montante adequado, e não obter mais ou menos daquilo que é necessário. Por isso é importante ter uma boa projeção do seu fluxo de caixa, pois isso irá ajudá-lo a obter o montante justo que sua empresa necessita.
4. Reduza sua folha de pagamento
Em situações emergenciais dar um passo atrás ajudará a dar dois à frente em seguida. Em situações de restrições de caixa trabalhe para reduzir sua folha de pagamento, ou mesmo fazer um acordo com o sindicato para um possível lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho). Pode até ser problemático ter que demitir para depois contratar, mas veja se não existem funções ou posições sobrepostas que podem ser consolidadas, ou mesmo eliminadas.
5. Analise possíveis ativos que possam ser vendidos
Veja se além de estoques em excesso a empresa também não possui ativos sem utilização, ou mesmo baixo uso cujo trabalho possa ser terceirizado, ou ainda, bens pessoais dos sócios que possam ser usados para capitalizar a empresa, e venda-os injetando os recursos na empresa.
6. Reestruture seu negócio
Verifique a margem de todos os seus produtos e descarte imediatamente aqueles que não geram margem, pois o caixa não pode sofrer pela empresa ter produtos com margem inadequada. Em seguida, ou melhor, em paralelo com à revisão de margens, revise os preços dos seus produtos e faça uma comparação com os praticados pelo mercado. Será que não existem produtos mal precificados? Em caso de dúvida, aumente seus preços, e com certeza seu negócio saberá imediatamente se os preços estavam realmente adequados. E finalmente, olhe as eventuais divisões ou negócios que não geram lucro consistente para os seus negócios, e elimine-as sem pestanejar.
Nós da Capital Executivo podemos ajudá-lo a dar um up nos seus negócios, e fazê-los mudar de patamar com controles modernos e eficientes. Continue nos acompanhando.