Complementando o que já foi dito e escrito pelos palestrantes que me antecederam, aproveito a oportunidade para reforçar que o foco dessa Live está nas micro e pequenas empresas, apesar das reflexões aqui expostas servirem para empresas de todos os portes.
Importante frisar que estas reflexões não estão restrição apenas para micro e pequenas empresas, para segmentos de negócios ou mesmo para empresas prestadoras de serviços ou manufatura.
Ressalto também que procuramos olhar para ideias e possibilidade de ações imediatas sem perder a visão do Pós Covid 19.
Nosso negócio também tem sido bastante afetado, mas estamos utilizando nosso tempo e expertise para contribuir com a sociedade.
Entendemos e sentimos como vocês as frustações desse momento. Não podemos ficar inertes, mas sim buscar alternativas para fortalecermos. Cremos que não há quem não esteja sendo atingido de uma forma ou de outra, mais cedo ou mais tarde. Estamos no mesmo barco e temos que seguir em frente e se estivermos juntos seremos mais fortes.
Somos bombardeados diariamente com uma série de informações e isso nos causa mais frustações por não podermos mudar o rumo das coisas. Deixemos as informações negativas de lado e vamos nos dedicar aquilo que podemos controlar.
De imediato temos de olhar com uma lupa precisa e realista a demanda, os custos e a produção. Isso está sob nosso controle e nos permite ser ativos.
A agilidade irá permitir minimizar impactos negativos e prepararmos para sair na frente no momento quando a quarentena começar a ser aliviada.
Separei esta parte da apresentação em duas, Oportunidades Internas e Oportunidades Externas.
Oportunidades internas
- Substituição de empréstimos e financiamento com juros altos por obtenção de recursos com juros mais baixos.
Podemos imaginar uma empresa com dinheiro em caixa suficiente para superar a crise contudo não o bastante para enfrentar a crise e ainda liquidar o Empréstimo/Financiamento.
Neste caso recomendo olhar as opções disponibilizado pelo Governo para folha de pagamento com juros de 3,5% ao ano e liquidar o empréstimo/financiamento cujo juros certamente são muito mais altos.
- Revisão de todas as Despesas Fixas como aluguéis, contratos de manutenção, serviço etc.
Como já mencionado pelo Marcos Barros, esse é um momento em que não podemos ter luxos ou mesmo relaxar. Tratar com o locador a redução do valor do aluguel ou mesmo obter uma carência de alguns meses, passa a ser crítico para seu negócio.
Olhe para suas despesas mensais e identifique aquilo que não faz sentido manter neste momento. As vezes o valor é pequeno, mas são vários itens e no final a economia pode ser grande.
- Adequar sua estrutura produtiva de acordo com a demanda.
Identificar a mais assertiva estimativa de demanda possível para as próximas quatro a oito semanas e adequar ao volume de produção necessária. Revisar estes dados semanalmente.
Toda a economia obtida no seu processo produtivo irá ajudar a superar esta fase e a visão de demanda das semanas seguintes lhe dará a direção para equacionar melhor sua estrutura produtiva.
Caso você trabalhe com mais de um turno, verifique a necessidade de horas de produção para atender sua demanda. Dimensione o mais adequadamente possível sua estrutura.
Elimine toda a hora extra da empresa, seja 50% ou 100%.
Caso você esteja reduzindo um turno, mas sua demanda exija que se tenha por exemplo 1,3 ou 2,5 turnos, ajuste sua força de trabalho observando as possibilidades que as MP 927 e MP 936 lhe proporcionam conforme apresentado pelo Glauco Lehdermann.
Revisite a apresentação dele pois há muito conteúdo que pode ajudar nesta decisão.
Atente-se para o custo no horário de pico de energia, identifique se seu contrato tem a tarifa azul ou verde e se houver dívidas entre em contato com seu provedor, ele irá lhe informar qual faixa você está e este ajuste pode lhe trazer economia.
- Ampliar a presença da empresa no mundo virtual
Não podemos desprezar as ferramentas que se apresentam neste momento para que possamos aumentar nossa presença no mundo virtual e mantermos na vitrine.
Atualmente contamos com vários caminhos possíveis de nos conectar com nossos clientes ou clientes em potencial e há uma complexidade nisso.
Acredito que uma Força Tarefa ou Equipe Multidisciplinar com conhecimentos específicos de clientes e de ferramentas de acesso virtual possam trazer diversas ideias para incrementar as vendas.
Dentre estes caminhos, chamamos a atenção aos Market Places onde pode alavancar rapidamente as vendas.
Nesse momento é crucial que a Voz do Cliente seja ouvida e principalmente bem interpretada. Isso certamente trará um alto nível de assertividade para o que oferecer para o mercado.
- A criatividade pode ser sua grande aliada no aumento das vendas.
Para incrementar a receita, algumas empresas estão utilizando vouchers para antecipar vendas e aumentar o dinheiro disponível em caixa, algumas empresas preferem dar bons descontos.
Um exemplo de possível ação é venda de pacotes de viagens com pagamento 100% antecipado. Creio que se o desconto para pagamento imediato à reserva for significativo a possibilidade de aumento das reservas ocorrerá.
- Rever sua política de estoques de Matérias primas e Produtos Acabados.
Revisar a necessidade de estoque de Produtos Acabados de acordo com a tendência da demanda. Essa análise deve se estender ao estoque de Matérias Primas.
Priorizar matérias primas ou mesmo produtos acabados dos produtos com maior rotatividade impactará positivamente o caixa. Importante fazer uma boa calibragem para não ficar descoberto.
Neste momento minha recomendação é para que reduza ao mínimo necessário itens com baixa rotatividade.
Tome ações todas as adequadas para que itens de baixa rotatividade possam se tornar dinheiro em caixa.
- Pense estrategicamente para as compras.
Alguns fornecedores podem estar tentando melhorar o caixa da empresa apresentando condições muito atrativas. Caso o produto apresentado pelo seu fornecedor for de alta rotatividade no seu estoque, olhe com mais atenção par não perder uma possível oportunidade.
- Momento propício para tornar os processos mais eficientes.
Devemos olhar o tempo disponível que temos não como um desperdício, mas sim como uma oportunidade para repensar e remodelar nossos processos tornando-os mais ágeis, efetivos, eficientes e menos custosos.
Aproveite o momento para refletir sobre como sua estrutura está funcionando e faça a você mesmo perguntas que o ajude a otimizá-lo.
O fluxo de informações dentro da empresa chega às pessoas certas?
A informação disponibilizada é precisa e completa para que o trabalho seja realizado com excelência?
A estrutura física está adequada?
Ajuste de layout pode melhorar a eficiência?
As matérias primas sempre estão a mão quando necessário?
Posso reduzir o tempo de movimentação dos produtos dentro da produção?
No dia a dia normal acabamos passando por cima de pequenas melhorias, mas neste momento cada pequeno ganho pode fazer a diferença quando somamos todos juntos o ganho pode ser grande.
Oportunidades externas
- Aquela velha frase que unidos somos mais fortes não pode ser esquecida ou descartada.
Grupos, Associações, Câmaras de comércio, Centros das Indústrias e outras instituições vem realizado trabalhos importantes. Um belo exemplo é o próprio Canguru Expert que aglutinou empresas gerando oportunidades de ajuda mútua.
É hora de ampliar os horizontes, abrir novas frentes, identificar novos clientes, identificar oportunidades para serviços e produtos, desenvolver novos fornecedores, ampliar conhecimento, participar de treinamentos e vários outros benefícios que são proporcionados por essas entidades.
- Atenção ao aumento demanda de produtos similares aos que você produz.
Muitas vezes estamos tão focados no que fazemos que não identificamos que há uma grande oportunidade ao nosso lado.
Temos visto exemplos quase que diariamente de demanda não atendida de produtos para enfrentar a pandemia.
Os mais comuns são álcool gel, máscaras e luvas, mas temos visto a falta de oferta de produtos como:
Químicos para desinfecção de áreas com grande fluxo de pessoas,
Equipamentos de para aplicação dos químicos em pequena e em larga escala,
Demanda por aventais de TNT para uso hospitalar em larga escala,
Equipamentos para respiração assistida,
Peças de reposição para aparelhos de respiração assistida,
Além do mencionado acima, pode identificar diversos outros, importante é estar atendo ao que vem sendo anunciado.
Na esteira desta demanda, podemos identificar empresas que com pequenos investimentos conseguem realizar alterações em seus processos produtivos e se habilitam a produzir esses itens demandados. Recomendamos conhecer bem o produto e suas necessidades de certificações antes de qualquer decisão de mudança.
Com o aumento exponencial da necessidade de se levar comida pronta para casa, esse segmento de mercado abriu oportunidades para o segmento de embalagens. Além do aumento dos volumes, o fornecedor por aprimorá-las para o transporte e o uso do consumidor além de ambientalmente amigável. São diferenciais muito apreciados no mercado de hoje.
Também há empresas que começaram a utilizar refil para eliminar alguns custos e diminuir o volume de lixo.
Outro ponto importante é pensar em tudo que envolve o home-office. Equipamentos periféricos, estruturas de rede e outros itens podem ser identificados e disponibilizados para aqueles que estão trabalhando de casa.
11) Atenção para a substituição de produtos importados.
Como já mencionado anteriormente, essa pandemia deverá trazer diversas mudanças na forma como viveremos e como iremos nos relacionar dentro da família, no trabalho nas comunidades e no mundo.
Nossa visão é que boa parte das mudanças também afetarão relações internacionais e novas barreiras sanitárias, tarifárias, alfandegárias surgirão.
Acreditamos que poderá ocorrer um reequilíbrio das moedas por conta disto e os custos de importação podem passar a ser impeditivo para diversos produtos.
Caso isso realmente ocorra, uma nova janela de oportunidade se apresentará e é importante identificá-la, se preparar e sair na frente.
Creio que temos competência, capacidade, vontade e atitude para transformarmos esse momento difícil em um futuro promissor.
Nós do Capital Executivo e a Canguru Expert acreditamos nas pessoas e nos empreendedores e vamos estar juntos para enfrentar essa batalha. Contem conosco.