Tudo começou com nosso artigo “Por que as empresas morrem”. Vocês devem ter percebido que estamos analisando o tema e, em nossa última publicação, fechamos o primeiro capítulo sobre planejamento, onde trouxemos contribuições importantes a respeito do Planejamento Estratégico, Negociação com Fornecedores e Gestão do Fluxo de Caixa.
Vamos iniciar um novo capítulo, sobre a Capacitação dos Gestores e Colaboradores das organizações.
Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE, as empresas que encerraram suas atividades investiram aproximadamente 30% menos na capacitação de seus gestores e colaboradores do que aquelas que se mantiveram ativas no mercado. A pesquisa mostra que o item Capacitação foi o 4º Elemento (dentre 10) com maior variação percentual, quando comparamos Empresas Ativas x Empresas Fechadas.
A Capacitação é o “fiel da balança” quando olhamos o gráfico da pesquisa com os demais elementos. De um lado, temos os pilares relacionados à aspectos da Inovação, como o aperfeiçoamento de Produtos e Serviços. Do outro, temos os elementos relacionados à gestão do negócio, por exemplo: Cálculo de Custo do Produto, Atualização e Revisão do Plano de Negócios, Acompanhamento de Receitas e Despesas, Análise da Concorrência, Gestão dos Fornecedores e Propaganda e Divulgação.
Ainda dentro desta analogia, a Capacitação é o vetor através do qual gestores e colaboradores se tornam mais preparados para atuar nos demais pilares em suas respectivas áreas de responsabilidade.
É fundamental alinhar nossa compreensão sobre o tema Capacitação. Neste contexto, trata-se do preparo de uma pessoa para enfrentar situações de seu cotidiano no ambiente de trabalho.
Os benefícios da Capacitação são inúmeros: Inovação e Manutenção da Vantagem Competitiva, Criação de Conhecimento, Baixa Rotatividade de Pessoal e Motivação dos Colaboradores, Uso Inteligente de Materiais e Recursos com maior Produtividade, “Sentimento de Dono” e Engajamento.
Então, já deu para perceber o poder da Capacitação?
Nós da Capital Executivo entendemos que empresas e indivíduos podem elevar seu potencial para outro patamar através do aprendizado. Em nosso modelo de desenvolvimento aplicamos uma abordagem “mão na massa” onde transmitimos conhecimento e prática. Entre em contato!