Em nosso último post “Precisamos falar sobre Planejamento Estratégico” conseguimos te apresentar as dificuldades de empresários em desenvolver estratégias e métodos de preparo para que suas empresas não morram.
Mas, para entender um pouco mais sobre esse assunto, é preciso saber também que o Planejamento Estratégico sofre com os vieses inconscientes – ou seja, preconceitos ou estereótipos – afinal é um processo elaborado e conduzido por pessoas. E da mesma forma, a performance da empresa pode nem sempre trazer os resultados esperados e finais felizes.
Na experiência da Capital Executivo, tivemos o caso de uma empresa do mercado B2B que oferece um produto diferenciado e certificado por agências dos mais diversos segmentos, com vendas no mercado interno e externo. Por ocasião da elaboração de seu Planejamento Estratégico, a empresa tomou a decisão de realizar um investimento importante na expansão de sua área de produção e equipamentos. Segundo os dados “coletados” e apresentados à direção, o mercado apresentava sinais de crescimento expressivo… o que não se confirmou. Como resultado, a empresa está com máquinas paradas, custos elevados de manutenção e de pessoal, além de problemas de caixa por conta dos empréstimos realizados.
Identificamos neste caso, que o processo de Planejamento Estratégico sofreu do Viés da Confirmação. Este viés é aquele em que são selecionadas e apresentadas apenas as informações e fundamentos, que confirmam a visão de que realizar aqueles investimentos seria a melhor opção. Todas as demais alternativas e informações foram ignoradas colocando a empresa em situação de grande risco. E o pior de tudo é que este resultado poderia ter sido evitado e contestado com duas ou três perguntas.
A Capital Executivo
O Planejamento Estratégico é suportado por muitas ferramentas de gestão que ajudam as empresas a tomarem as melhores decisões. É por saber de todos estes aspectos que a Capital Executivo se tornou expert em gestão de empresas, contribuindo para alavancar os seus negócios e potencializar seus resultados através da implantação das melhores práticas de mercado.
Atuando nos 3 eixos principais de sustentação de uma empresa – Estratégia, Governança e Competitividade – a consultoria promove através de um planejamento, focado em guiar as escolhas e executar as prioridades para que os resultados sejam alcançados de forma perene e, principalmente, sustentável.
Os resultados são: ganhos e um leque de oportunidades que dificilmente o empresário consegue executar sozinho e, quando consegue, o faz de forma desestruturada e insegura.